segunda-feira, 22 de junho de 2009

CAIS DO BICO (CONTINUAÇÂO)















Artesanal é a pesca que se realiza única e exclusivamente pelo trabalho manual do pescador - mesmo em todas as variantes de espera. Nela a participação do homem em todas as etapas e manipulação dos implementos e do produto é total, ou quase total, prescindindo-se de tração mecânica no lançamento, recolhimento e levantamento das redes ou demais implementos. Baseada em conhecimentos transmitidos ao pescador por seus ancestrais, pelos mais velhos da comunidade, ou que este tenha adquirido pela interação com os companheiros do ofício, é sempre realizada em embarcações pequenas (botes e canoas) a remo ou a vela ou mesmo motorizadas, sem instrumentos de apoio à navegação.

29 comentários:

Paula disse...

Olá a miguinho!
Finalmente continuaste com estas maravilhosas fotos que o teu olhar captou neste sítio fantástico que também já tive o privilégio de conhecer e desfrutar da companhia de um grande fotógrafo que nem sabe o valor que tem, mas ele é muito simples sabes? Pensas que tem a "mania" que só as fotos dele são as melhores?
Comparo-o contigo, sabes? Tu és igualzinho, pareces irmão dele. Acredita, pensas que estou a brincar?
Tens aqui um trabalho fantástico! Digno de um grande artista nesta arte.
Agora só me resta esperar um mês e sete dias para voltares a publicar outras não é seu “preguiçoso” se não soubesses eu diria, pronto o moço não sabe como se faz e está à espera de ajuda. Dai-me paciência para esperar!LOL
Pronto Zezinho já te passei o recado e não venhas dizer que não tens tempo sim?
E que não sabes sim?
E que eu coloque as tuas fotos no meu Blogue sim?
Mas afinal de quem são as belas fotos?
Espero que quando for de férias do Blog e já com mais uma herdeira venha aqui ver coisas novas. Não esperes que ela faça um mês não? LOL
Beijinhos grandes,
Ana Paula

Céu Vieira disse...

A Ana Paula tem toda a razão! Estas fotos estão fantásticas!...
Parabéns ao autor!
Beijinhos

Eu oh! disse...

Lindissimas as tuas fotos Marinheiro, eu tou quase a mudar para Aveiro, rsrsrs

Bjinhoss

((*_*))

Francisco José Rito disse...

Boa noite Marinheiro.
Antes de mais permite-me agradecer-te por mostrares a minha terra e principalmente a minha Ria, a "luz dos meus olhos" e de quem sou um eterno namorado. Tenciono passar por aqui outras vezes. Sesó hoje entraste no Namorado da Ria, deves ter notado as águas um bocado revoltas, coisas de blogoesfera :-)
Mas não é sempre assim. Até costumamos ser uma malta pacifica, lá no canto.
Um abraço
Francisco

bodynet disse...

Olá!
Crar seu blog é show, not°10 desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo
Um grande abraço
http://maximumforma.blogspot.com/

joao almeida disse...

Francisco,

Realmente a Ria é simplesmente fantástica e o cais do bico nem se fala.

É um lugar verdadeiro, realista onde existe uma ligação enorme entre a Ria e as suas gentes.

Obrigado pela partilha das fotos.

Um grande abraço

Irleide disse...

amigo, estou maravilhada com suas fotos, como sempre, voce me deixa de auga na boca com essa ,maravilha, e desde as primeiras ja sabia que tinha talento, creio que seja por que voce ama o que faz, continue assim, e muito sucesso, ainda vou a sua exposicao de fotos, nao esqueca de me convidar viu??rss , bjus

Céci disse...

E posts novos? rs

Bjinhos

Céci

chica disse...

Que lindo esse teus trabalhos! Deves ter muito a mostrar...Lindo!abraços,chica

tulipa disse...

Olá J. COSTA

Vim agradecer-lhe o facto de se tornar "seguidor" do meu "Momentos Perfeitos" e aproveitei para espreitar o seu espaço na blogosfera.

ADMIRO MUITO AS SUAS FOTOS.
ESTÃO EXCELENTES. PARABÉNS.

Sou também uma apaixonada por fotografia.
Este ano de 2009 já realizei 3 exposições e vou a caminho da 4ª exposição de fotografia, agora em Novembro, em que o tema é a Índia.

Tudo isto é magia, porque a magia pode estar apenas num sonho, num local, em nós ou nos outros… pode estar no amigo que nos cumprimenta, no abraço ou no enlace… no corpo ou na alma… nos olhos, no rir ou na lágrima… a magia é o que quisermos que ela seja…

Obrigado e seja feliz.
Um abraço.

Céci disse...

Eu bem corro para aqui, mas não vejo fotos novas! Onde anda o fotografo?

Bjinhos

Céci

Silenciosamente ouvindo... disse...

Fotos fantásticas.Parabéns.
Feliz Natal. Tornei-me
"seguidor" do seu blogue.
Irene

Sandra Rocha disse...

Olá José, obrigada pela sua visita tem aqui um cantinho bem agradável.
Sim vivo numa zona lindíssima e quando vier cá vai ver que tenho razão, a minha localidade ficou linda vestida de branco, tenho lá a reportagem é a última do blogue :)
Beijinhos.

FERSIL disse...

Olá José!!!
Finalmente resolvi dignar-me ver calmamente as suas fotos dado que na primeira vez fiz uma visita relampago
adorei ver todas as fotos que estao espectaculares
Estou a pensar fazer um trabalho assim
Um abraço
Fernando

Costea Andrea Mihai disse...

beautiful places...good situations!!

Teresa Calcao disse...

Ui que saudades da "nossa" terra ao ver estas fotos maravilhosas....
O fotografo esta de parabens,e so espero que estes trabalhos continuem a ser partilhados,e de preferencia mais assiduamente....
Um grandioso abraco

Luísa disse...

Posso escolher uma foto e levar?
Posso sobre ela falar?
posso tentar escolher as mais belas palavras para as descrever?
Aguardo autorização....
Belo espaço!
Beijinho terno!

Unknown disse...

Fotos lindíssimas! Parabéns.

Fernando Santos (Chana) disse...

Belo trabalho...Espectacular....
Cumprimentos

Paula disse...

Obrigada Zé por mais este teu contributo e pelos ensinamentos que me tens transmitido.
As tuas imagens são de um grande artista e com quem tenho ainda muito que aprender, considera-me tua aluna principiante nesta arte que tanto amas!!!
Beijinhos da amiga,
Ana Paula

Vida F. disse...

Tuas fotos são lindas!!

Beijos

:.tossan® disse...

Uma noite feliz, um brinde ao céu, um presente na terra, abençoado de esperança, de paz e amor. Um excelente Natal para ti! Abraço

Paula disse...

Olá Miguinho Zé, aproveito para te desejar um Natal muito "quentinho" de AMOR E PAZ!!!:-)extensivo a todos aqueles que amas.
Beijinhos grandes,
Ana Paula

Luna disse...

grata por ser meu seguidor, pena não actualizar o ser blog pois a sua cidade é linda tem locais lindos para serem fotografados
bom domingo

Paulo Vieira disse...

As fotos têm algo de muito especial. Parabéns! Não pares por aqui e continua a partilhar o teu trabalho.

Aproveito para te enviar o blog de um colega meu e aprecia as fotos do mundo subaquático.

http://moliveira-pt.blogspot.com/

Quando quiseres eu abro-te a porta para "o mundo silencioso". É só não teres medo de molhar a cabeça!!!

Abraços

Paulo Vieira


paulo_vieira_realsub@hotmail.com

Paula disse...

Como diz o Paulo Vieira não devias parar Zé, eu já te disse tantas vezes!
Obrigada por estares atento às publicações, esta que fiz hoje deverá ser a última que faço no Be Happy, porque senti que estava na altura de mudar e fazer outras coisas que gosto e como sabes o meu maior prazer é andar a fotografar no "terreno". Há outra coisa que talvez não saibas, mas a blogosfera, tem uma coisa má, dá para copiarem os nossos trabalhos e usá-los no que quiserem. Talvez um dia regresse com outro projecto diferente desde que não haja essa possibilidade.
Estou bem de saude felismente, obrigada por te preocupares tanto comigo.
Fica bem amigo e manda-me uma mensagem para o gmail, quero saber o que tens para me contar.
Beijinhos

Paula disse...

felizmente... escrevi a palavra mal...lol

Amarela disse...

adorei
ass: Debora

Sandra Rocha disse...

Adorei a 7ª foto, está fantástica.

Bjs